sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Malucos por tricô pelo mundo

.


Eai garotas! Tudo bem com vocês?
Eu estava por ai viajando pela internê (como sempre) Procurando algo para ajudar a Mamys aqui no espaço dela e então veio a idéia de incrementar o Miroka Art's dando um pouco de curiosidades para vocês.
Todas sabem que um dos assuntos sempre abordados no "O Fator HQ" é a ênfase em "pop art".Criada por meados da década de 60 nos E.U.A ela tinha como maior finalidade mudar toda a visão humana sobre a arte já vista recém chegada suas maiores obras mexiam diretamente coma mídia em geral.
E um dos recursos usados pelos artistas que fazem dessa uma arte de massa é elaborar meios de construir arte no nosso meio sub urbano.
Ou seja fazer com que nossas cidades e "habitat" pareçam mais artísticos de que no comum.Entrando por esse assunto encontrei uma maneira bem familiar para vocês de fazer isso usando Tricô, sim senhoras Tricô mesmo!
Sem piadas chega de grafite e de le-parcur(desculpe mestre sabpóle) mas o le-parcur não é nada perto dissoO que acontece é que um movimento criado nos Estados Unidos vem ganhando adeptos ao redor do mundo: o de cobrir propriedades públicas com tricô.
Os grupos já "embrulharam" árvores, corríamos, postes de luz, hidrantes, semáforos e outras estruturas públicas com tricô.
Chamado de Yarn Bombing (Bombardeio de novelos, em tradução livre), o movimento começou com a americana Magda Sayeg há três anos em Houston, no Texas. Sayeg cobriu o trinco da porta de sua loja de roupas com tricô e chamou a atenção do público. O interesse pelo detalhe de tricô a inspirou para criar o grupo KnittaPlease e reunir interessados no mesmo tipo de trabalho manual.
"A idéia é bombardear a cidade com trabalhos de arte tricotados e vibrantes, embrulhar com tricô coisas simples, como uma garrafa de cerveja a monumentos públicos e estruturas urbanas", disse Sayeg.

Sayeg criou um website para publicar fotos dos monumentos e objetos cobertos com o tricô e formou a base para outros grupos também publicarem os objetos tricotados ao redor do mundo.O movimento já se espalhou por países como Holanda, Suécia, Finlândia, Canadá, China, Austrália e Grã-Bretanha.
E a ousadia vai mais além : Um dos projetos mais ousados já realizados por Sayeg foi cobrir um ônibus com tricô.Segundo ela, o trabalho levou uma semana e contou com dezenas de voluntários.

"Usamos agulhas bem grossas e dezenas de novelos para cobrir o veículo todo", disse ela. Ela diz que o movimento é uma forma de "grafitti", mas com lã."

"Usar o tricô como forma de grafitti é um fenômeno interessante e não há outro hobby melhor do que esse", disse ela.

No Canadá, um livro sobre o movimento está previsto para ser publicado até o final deste ano. Yarnbombing: The Art of Knit Graffiti (Yarnbombing: A Arte do Grafitti de tricô), de Mandy Moore and Leanne Prain, vai trazer fotos e a história dos primeiros grupos do movimento.






O site desse estilo novo de pop art é esse aqui!(todo em inglês claro)
O site de onde achei essa nova "modinha" é esse aqui!

E agradeço muito pelo espaço concedido no Mirokas para mamãe! aksoaksaoskaoskasok
Bjaum garotas e até a proxima não esqueçam de visitar "O Fator HQ"

Nenhum comentário: